Buscando compreender,definir e produzir conhecimento a respeito dos rumos desta sociedade predominantemente tecnológica teóricos vem a denominar uma sociedade em transação ou revolução tecnológica.
A preocupação relacionada ao modo das comunicação, do conhecimento da aprendizagem e ao modo de estar envolvido a tecnologia com a educação torna indispensável a reflexão sobre a formação dos professores diante a essa revolução, vindo assim a educação impor um posicionamento entre tentar entender as transformações do mundo, produzindo conhecimento pedagógico sobre ele e auxiliando o homem a ser sujeito da tecnologia.
A todo o desafio tecnológico tem produzido transformações na organização social, no trabalho, no cotidiano, pois nem todos tem o acesso a esse meio tecnológico havendo portanto uma desigualdade de cultural e social na sociedade.
Diante disso ao longo do desenvolvimento do estudo, percebeu-se que o conceito de alfabetização tecnológica do professor torna se cada vez mais importante para a formação deste profissional no contexto da nossa sociedade, em que múltiplos instrumentos possam a fazer parte da vida cotidiana de todos os cidadãos. Estes precisam entender e dominar estas novas técnicas para participar da transformação da sociedade, tornando-a mais democrática.
A sociedade atual vive um momento tecnológico bastante avançado e neste ritmo, percebe-se que as instituições educativas devem atentar-se para inserir dentro do seu currículo conteúdos e métodos que possam possibilitar a inserção desta tecnologia dentro da escola, que proporcione informações, dentro desta nova sociedade que vem sendo chamada de tecnoglobalizada.
O avanço tecnológico cresceu a partir da Segunda Guerra Mundial, que representou o marco de desenvolvimento acelerado e da expansão das tecnologias. Com isso acelerando o processo de inovação tecnológica, que desencadeou mudanças nas relações sociais e profissionais.
Antes e depois da Segunda Guerra Mundial , a corrida tecnológica visava produzir e diversificar armas cada vez mais poderosas, rápidas e versáteis, usadas parar destruir as cidades e buscar informações para localizar e destruir seus adversários. A partir desse acontecimento a sociedade alterou os seus padrões e valores . Surge então um novo momento, o mundo passou por rápidas , mudanças, quebra de paradigmas, tabus, questionamentos nas ciências, arte, filosofia e política.
Fruto resultante desses acontecimentos, o atual contexto caracteriza-se principalmente pela velocidade das informações, tempo, espaço físico , acumulação de capital, e conhecimento em constante questionamentos, facilitando a troca e a migração de idéias, informações e negócios, fazendo emergir o fenômeno da globalização econômica e cultural( Villa, 1995). que argumenta que esse processo vem sendo discutido em seminários, palestras etc., que tentam entender , explicar e produzir conhecimento capaz de lidar com a nova realidade e suas conseqüências. Dessa forma é necessário pensar em novas maneiras de conceituar aprendizagem e currículo, ou seja, pensar em novas formas de se fazer educação na escola e fora dela.
O mundo está vivendo hoje com uma nova linguagem , pois o processo de comunicação , cada vez mais está caracterizado como comunicação de massa mediada pela eletrônica, realiza-se hoje, em quase todos os lugares através de rede de computadores, satélites, faz e outras tecnologias. As tecnologias da comunicação tornaram-se os principais fatores de interligação no mundo atual, através deles as informações são recebidas quase imediata e simultaneamente em diferentes pontos do planeta .
Na sociedade atual, onde os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das tecnologias do som e da imagem, a produção de imagens e interpretações, representações sociais, conhecimentos etc. É gerada coletivamente mediante a circulação de informação que chega até nós por esses meios.
Isto mostra que na realidade as pessoas estão somente se comunicando pela Internet, ou pelos meios eletrônicos, deixando de lado aquela velha conversa de amigos que se encontram e batem um papo, ela é a mola mestra da comunicação atual, os jovens são os principais executores neste processo, quando trancam -se no quarto para serem dominados por uma máquina que os consomem e não deixam perceberem que isso está se transformando em um vício, conversar pelo MSN, enviar recado e ver-lo pelo ORKUT isto é uma mais que os vencem.
estes jovens não sabem usar os meios tecnológicos para a construção de conhecimento, para fazer uma pesquisa útil da escola, aproveitar para conhecer novos lugares, algo novo que seja favorável em suas vidas, realizar um trabalho cientifico, os meios tecnológico tem muitas vantagens, mas as suas desvantagens são enormes quando não são observadas e analisadas no processo, muitos alunos por estarem vivendo este “universo novo”da tecnologia se tornam dependente da imagem, da linguagem audiovisual e esquecem de se aperfeiçoar na escrita, na expressão verbal e na leitura, favorecendo uma dificuldade na escola.
ente problemas concretos, de processar informações racionais matemático o que so a boa escola básica assegura(ROMÃO, 1994).
ACADÊMICOS: ANA CLAUDIA, CLAUDILENE, FLAVIA, GEREMIA, JEAN APARECIDO, MARIA LUZIA e ROSINEIDE
ACADÊMICOS: ANA CLAUDIA, CLAUDILENE, FLAVIA, GEREMIA, JEAN APARECIDO, MARIA LUZIA e ROSINEIDE