O termo alfabetização tecnológica não é facilmente encontrada na literatura acadêmica nacional e estrangeira. Devido a isso, em 1993 as autoras que faziam parte de um grupo de pesquisa da UFRJ, perceberam que a utilização dessas tecnologias requereria alguns conhecimentos por parte do professor. Assim, começou a utilizar e discutir o termo“Alfabetização Tecnológica do Professor”.
Visto que, a sociedade hoje é tecnológica e a escola não pode ignorar este fato. Por isso, ele precisa conhecer como as tecnologias funcionam e para que servem, só assim poderá identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico. A escola, especialmente a pública, tem o papel de garantir que a cultura, a ciência e a técnica não sejam exclusividade da classe dominante. Ou seja, o papel da escola é desmistificar a linguagem tecnológica e proporcionar em seus educandos o domínio na interpretação e manuseio dessa linguagem, com isso democratizando-a. Porém, o professor necessita desenvolver a habilidade de usar o computador e outras tecnologias de uma forma que venha enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Dessa forma, ao dominar a tecnologia o professor transforma e inova seus conhecimentos, sua metodologia, porque uma nova tecnologia exige uma nova pedagogia. Portanto, a alfabetização tecnológica do professor é um processo indispensável e contínuo, que requer uma postura reflexiva sobre sua prática pedagógica, nessa concepção, o professor estará contribuindo na formação de indivíduos capazes de descobrir, compreender e transformar o mundo que os cerca.
ACADÊMICAS: ADRIANA, ALINYBETH, ANA PAULA, KÁTIA & SUZANE
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ResponderExcluirPensar Para Libertar disse...
ResponderExcluirO educador contemporâneo precisa estar incluso no mundo tecnológico, e dinâmico da sociedade nova que tem tomado rumos codificados que precisam ser desvendados por aqueles que nele habita para isso conta-se com a grande colaboradora do processo que é a escola para atuar junto ao estado, visto que a mesma tem o papel de desmistificar todas as linguagens para aproximar os educandos a este vasto mundo, melhorando portanto, a sua metodologia possibilitando a ampliação dos conhecimentos e a inclusão do aluno em novas áreas, sempre com uma visão crítica associada a sua realidade.
Derlany de Oliveira Lima Silva
VI PERÍODO DE PEDAGOGIA NOTURNO
Érika rocha e Silva
ResponderExcluirAs novas tecnologias de informação trazem novas possibilidades a educação,e exige uma nova postura dos educadores, para que o mesmo construa conhecimento sobre as novas tecnologias, o professor deve criar condições para recontextualizar o aprendizado tornando-se mediador no processo de uma informatização democrática.
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ResponderExcluirROGÉRIA SILVA SOUSA: A alfabetização tecnológica do professor pode ser entendida como um conceito que envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas de expressão.
ResponderExcluirAo dominar as tecnologias o professor pode transformar e inovar seus conhecimentos,suas metodolocias, pois a tecnologia exige uma pedagogia. Assim sendo a alfabetização tecnologica do professor é um processo continuo que requer uma postura reflexiva sobre sua pratica pedagogica , para assim contribuir com a formação d individuos capazes de entender e transformar o mundo que o cerca.
ResponderExcluirmarcela da conceição silva pereira
O professor de hoje não pode mais ficar alheio as tansformações tecnologicas que estão acontecendo a sua volta, por exemplo, hoje se faz uso da televisão, do aparelho de DVD para exibir um filme, um data show, a sala de informatica etc.Portanto a substituição do quadro negro por recursos tecnologicos significa algo mais na educação e o professor deve sim acompanhar esse processo tecnologico .
ResponderExcluirGerêmia A. Ramos
Foi de grande importância descobre a importância da tecnologia na escola e na formação do professor, para melhorar a qualidade de ensino. A sociedade passa por uma mudança constate, e a escola não pode ficar fora dessa mudança, seu papel é incluir os alunos a essa mudança tecnológica. O professor é o principal mediador de integrar a tecnologia ao processo de pedagógico.
ResponderExcluirGeni
O professor como profissonal da educação tem que saber que é necessário ta sempre inovando suas metodologias, e perceber que a tecnologia é uma ferramenta muito importante e util no seu aprendizado, pois vai estar melhorando seus seus metodos de ensino e transmitir seus saberes de forma significativa, pois ao manusear esse recurso tecnologico vai incluir seus alunos no mundo da informática.
ResponderExcluirMaria Raimunda Gomes
A utilização de tecnologias necessitava de alguns conhecimentos por parte do professor, daí veio o uso do termo "Alfabetização Tecnólogica do Professor", pois a escola não pode ignorar este fato na qual devem saber como as tecnologias funcionam e para que servem, desta forma saberão identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico.
ResponderExcluirKedma Fonseca
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ResponderExcluirA habilidade aos professores já está sendo exigida, na medida em que as escolas incorporam os computadores, na medida em que ali estão alunos que lidam com essas tecnologias com a maior intimidade, entendo que está posta a condição de exigir-se ao professor que adote o uso das tecnologias. Se isso é o pré-requisito para a alfabetização digital dos professores estaram dominando e inovando seus conhecimento e suas metodologias.
ResponderExcluirJoelma Costa
Em geral as tecnologias que são utilizadas na sociedade, ou seja, que fazem parte do dia a dia dos indivíduos, não têm sua origem na sala de aula nem na escola, mas a escola toma conhecimento delas a partir da vivência social dos seus alunos e enfrenta o desafio de incorporá-las às atividades pedagógicas do seu cotidiano.
ResponderExcluirHoje vivemos cada vez mais imersos nas tecnologias interativas e, dentre elas, as redes sociais que chegam timidamente às escolas, apesar de já estarem presentes nas vidas de grande parte dos alunos de ensino fundamental, médio e superior.
Então, refletir sobre o papel que elas podem ter a curto e médio prazos para o processo educacional nas escolas se traduz em primeiramente, na minha visão, compreender o seu potencial comunicativo/interativo para podermos então explorar o seu potencial pedagógico, transformando mais esta tecnologia em uma tecnologia educacional integrada ao cotidiano pedagógico dos nossos alunos.
ANA CLAUDIA GUIMARÃES DA SILVA
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ResponderExcluirPercebe-se que hoje a sociedade é tecnológica. O professor que está em sala de aula ou não, precisa se atualizar no seu processo ensino-aprendizagem, sendo que é indispensável. Pois, assim o professor estará contribuindo para uma educação na sociedade mais favorável.
ResponderExcluirCom a sociedade tecnológica vigente,nem a escola,nem os professores podem ficar fora dessa realidade,mas sim compreender a linguagem tecnológica par desenvolver a mesma em sala de aula,visando o domínio e manuseio desta linguagem pelos alunos,propiciando a desmistificação e democratização,fazendo ser igualitária para todos os indivíduos.
ResponderExcluirMayara
Claudilene Lacerda.
ResponderExcluirSabemos que a necessidade de estamos com nossos alunos envolvido na era tecnológica e de fundamental importância nos dias de hoje,pois sabemos para que ele tenha esse entendimento,deve começar bem cedo desde a alfabetização para que o aluno ja venha com uma concepção de que a tecnologia de de suma importância nesse século XXI
percebe-se que cada dia que passa a tecnologia esta fazendo parte do nosso meio, nas escolas os professores estão buscando a sua utilização com freqüência, e isso faz com ele passa esse aprendizado para seus alunos com segurança.
ResponderExcluirRosinalva de Carvalho Silva
ELIANE MIRANDA LIMA: É essencial a formação e capacitação do profissional da educação no que se refere a tecnologia sobretudo numa sociedade onde está cada vez mais exigindo do educador um avançar tecnológico, por isso o professor deve está em continua alfabetização tecnologia.
ResponderExcluirO professor precisa se preparar, enquanto atualização e formação profissional, para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos produtores e intérpretes das linguagens do mundo atual e futuro.
ResponderExcluirAlfabetização tecnológica tem relação direta com o domínio crítico da linguagem tecnológica, não apenas mecânica.
Flavia Oliveira da Silva