quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES CAPÍTULO IV



CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES CAPÍTULO IV
Alguns professores em uma  entrevistas discutem a questão do uso da tecnologia na educação, e em conjunto discorrem sobre a adequação do conceito à formação de professores sabe – se que os avanços tecnológicos estão surgindo a todo vapor, desse modo a pesquisadora que realizou a entrevista convida a todos a refletir sobre essa temática.
O interessante foi às reações diversificadas que houve nessa socialização, percebe – se que este assunto ainda é para alguns profissionais uma novidade, há aqueles que sentem inseguros na questão de relacionar as disciplinas com a tecnologia e os que usam como justificativa a falta de tempo para realizar essa adequação, e até mesmo falta de recursos na escola.
No entanto, outra mediadora diz a necessidade dos educadores estarem se reciclando e pensando melhor sobre as mudanças constante que requer o devido conhecimento e domínio, pois a medida que as inovações surgem o professor tem que ter autonomia para exercer sua função com qualidade.
É importante mencionar que antigamente o professor era considerado o conhecedor do saber, apenas ele mediava os conteúdos. Levando para os dias atuais visto que hoje é diferente, o educador precisa acompanhar as evoluções que ocorre na sociedade para trabalhar com seus alunos de forma interativa despertando o educando para uma visão critica da sociedade.
Para isso é preciso ter domínio da tecnologia e enfrentar os desafios das mudanças que leva a sociedade moderna, que exigi um grau de conhecimento da realidade mais próxima do ponto de partida do trabalho pedagógico.
Os professores reconhecem a importancia que tem a tecnologia como ferramenta educacional e o quanto pode contribuir no processo de construção do saber critico de seus alunos, porém apontam as dificuldades para viabilizar essa pratica na escola, pois algumas instituições não tem equipamentos tecnológicos,outras escolas tem os recursos mais não possui professor com formação em atividades tecnológicas, além disso,é bastante comentando por eles a falta de tempo e existe uma carga horária que deve ser seguida no tempo previsto.
Diante dessa situação em que vive os profissionais da educação, entende  - se, que não depende apenas deles, mais de decisões políticas, no sentido de investir mais em equipamentos tecnológicos, e na formação dos profissionais para que haja incentivo no uso desses recursos.
Para os professores a tecnologia é de grande importância, principalmente para os alunos do ensino fundamental e médio, pois através da mesma haverá uma preparação para o mercado de trabalho. Os professores ate fazem uma comparação dos alunos de uma escola pública para uma particular, pois os que estudam na particular tem mais vantagem pois tem oportunidade de acesso as tecnologias e desse modo tem facilidade de aprender,já os de escola pública estão em desvantagem, por essa razão os mesmos não tem muito acesso. Eles comparam também a informática com a alfabetização, para os mesmos saber lidar com essas tecnologias seria aprender a ler e a escrever, mais só com a linguagem tecnológica. Faz-se necessário que o professor conheça e utilize as tecnologias, pois elas vão ajudar no processo da aprendizagem e na sua didática, por isso que ela é de suma importância tanto para o professor como também para o aluno.

Acadêmicas: Érika Rocha,Geni, Maria Iraneide , Orlanilde, Sheila

28 comentários:

  1. Realmente as tecnologias tornou-se dia após dia ferramenta relevante nas mãos do professor, instrumento este que, pode dinamizar metodologias, despertar o senso crítico, ampliar os conhecimentos e assim colaborando de maneira direta com a formação do aluno.
    sua contribuição vai além das espectativas uma vez que, bem aplicadas aguçando, estingando e provocando este aluno a se perceber dentro deste processo de ensino e aprendizagem.
    Acadêmica:Derlany de Oliveira Lima Silva.VI período

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  2. Infelizmente, este assunto ainda é um paradigma para alguns professores, eles se sentem inseguros em utilizar a tecnologia como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Porém, faz-se necessário que o professor conheça e utilize as tecnologias.
    Por isso, existe uma necessidade dos educadores estarem se reciclando, pois à medida que as inovações surgem o professor tem que ter autonomia para exercer sua função com qualidade. Ou seja, o educador precisa acompanhar as evoluções que ocorre na sociedade para trabalhar com seus alunos de forma interativa despertando no educando uma visão critica da sociedade, para isso é preciso ter domínio da tecnologia e enfrentar os desafios das mudanças que leva a sociedade moderna. Portanto, ela é de suma importância tanto para o professor como para o aluno.

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  3. Praticamente todos já possuem a consciência de que o uso de meios tecnológicos são ótimos contribuintes no ensino aprendizagem. Porém, entre tantas propostas pedagógicas do uso destes meios, ainda existem muitos educadores que não buscam atualizar-se e qualificar-se para a utilização dos mesmos, assim torna inviável o uso dos mesmos, mantendo sua visão conservadora e tradicional quanto aos recursos. Entretanto, têm-se que lembrar que não se aplica a todos a não aceitação e preocupação em atualizar-se, sendo assim, existem também muitos educadores que se preocupam com sua qualificação e com a qualidade da aprendizagem dada a seus educandos, priorizando a melhoria do processo de ensino aprendizagem onde ambos são beneficiados com a utilização dos recursos tecnológicos.

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  4. ROSINEIDE SILVA DIAS

    Os recurso tecnológicos proporciona ao educador uma metodologia avançada, a sua contribuição no processo de aprendizagem do educando é fundamenta para que ele se desenvolva com qualidade , pois a tecnologia é uma realidade que requer do educador capacidade e envolvimento para que os conhecimentos mediados sejam satisfatório, e não seja inútil, apesar de muitas dificuldades, por pouco tempo e por ter muita ocupação, ou por não ter uma boa assistência do meio político, o educador deve está sempre se atualizando para que possa fazer o melhor possível na construção de conhecimento tecnológico do educando

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  5. A contribuição do professores nesse novo processo tecnológico de ensino aprendizagem é importantíssimo, pois se faz necessário que reflitam , discutam essa nova linguagem, de maneira que insiram nesse novo universo da tecnologia suas práticas metodológicas e venham contribuir e estimular seus alunos, a se incluir nesse mundo moderno globalizado.

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  6. O uso da tecnologia nas escolas faz parte de um processo de aprendizagem, pois a mesma é uma ferramenta educacional que contribui no processo do saber crítico do aluno. Por isso, a necessidade dos educadores estarem se capacitando, porque as inovações surgem e o professor tem que ter autonomia para exercer sua função com qualidade.
    Portanto, para os professores a tecnologia é de grande importância, através dela poderá haver uma preparação do aluno para o mercado de trabalho, porém, não depende dos professores esse ensino, e sim das decisões políticas no sentido de investir em equipamentos e formação profissional nessas escolas públicas.
    ALINYBETH FARIAS

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  7. ROGÉRIA SILVA SOUSA: O professor, é o profissional responsável diante a sociedade, pela educação ordenada dos cidadãos, precisa está preparado para integrar a tecnologia na sua prática educativa. Vê-se então a importância dos cursos de formação de professores na área tecnológica, onde estes oferecerem oportunidades e experiências de aprendizagem que servem de referencial para a prática docente dos futuros professores.

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  8. Ao professor cabe estar sempre acompanhando as evoluções que ocorre na sociedade e no mundo, deste modo é necessario que o mesmo esteja sempre atento as inovações tecnologicas e utiliza-la com seus alunos, pois assim ira facilitar tanto o seu processo de aprendizagem quanto a didatica deste educador.
    marcela da conceição da conceição silva pereira

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  9. Antes o professor era o detentor do conhecimento,o aluno era aquele que nada sabia, so que hoje com avanço da tecnologia essa realidade é bem diferente,e o professor deve esta buscando uma qualificação nessa area para poder esta acompanhando melhor seus alunos, e esta sempre lembrando que a tecnologia não é o único recurso que o professor deve utilizar como didatica em sala de aula.
    Gerêmia A.Ramos

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  10. Na perspectiva da formação da do educador para a tecnologia é necessário que seja alem de um curso técnico, o professor precisa de uma formação de qualidade diante das grandes transformações que esta ocorrendo hoje.
    Geni

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  11. Kátia Regina:
    Hoje com o crescimento da tecnologia o professor tem bucado se aperfeiçoar, pois ele reconhece a importancia que ela tem como ferramenta educacional e o quanto pode contribuir no processo de construção do saber crítico seus alunos.

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  12. Devido a necessidade de uma preparação para o mercado de trabalho, o professor deve inserir no estudo principalmente para os alunos do ensino fundamental e médio a tecnologia na educação. Mas sabe-se que para muitos profissionais a tecnologia ainda é uma novidade, por isso a necessidades dos educadores estarem se reciclando e assim acompanhar as mudanças que requer devido dominio. No entanto não depende somente dele e sim das autoridades politicas, que deve investir no incentivo desses profissionais no uso dos recusrsos de ensino.


    Kedma

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  13. Hoje muitos educadores, perplexos diante das rápidas mudanças na sociedade, na tecnologia e na economia, perguntam-se sobre o futuro de sua profissão, alguns com medo de perdê-la sem saber o que devem fazer. Então, aparecem, no pensamento educacional, todas as palavras citadas por Abbagnano e Aurélio: "projeto" político-pedagógico, pedagogia da "esperança", "ideal" pedagógico, "ilusão" e "utopia" pedagógica, o futuro como "possibilidade". Fala-se muito hoje em "cenários" possíveis para a educação, portanto, em "panoramas", representação de "paisagens". Para se desenhar uma perspectiva é preciso "distanciamento". É sempre um "ponto de vista". Todas essas palavras entre aspas indicam uma certa direção ou, pelo menos, um horizonte em direção ao qual se caminha ou se pode caminhar. Elas designam "expectativas" e anseios que podem ser captados, capturados, sistematizados e colocados em evidência.

    Maria Raimunda

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  14. Em um contexto historico em que as crianças dominam quase que totalmente as tecnologias,o professor não pode estar alheio as constantes mudanças tecnologicas, por isso o mesmo deve estar atualizando-se para que não sinta-se inseguro diante de seus alunos.

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  15. Em um contexto historico em que as crianças dominam quase que totalmente as tecnologias,o professor não pode estar alheio as constantes mudanças tecnologicas, por isso o mesmo deve estar atualizando-se para que não sinta-se inseguro diante de seus alunos.

    Adriana Caetano

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  16. A dimensão do uso de tecnologia em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, principalmente na educação, em especial, frente aos avanços da ciência e dos conhecimentos que precisamos incorporar para lidar em sala de aula. Isto tudo exige dos educadores a constante busca em aprender, em produzir e gerir conhecimentos para desenvolver diferentes modos de buscar informações atualizadas para nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para os alunos.

    Joelma Costa

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  17. A contribuição do professores nesse novo processo tecnológico de ensino aprendizagem é importantíssimo, pois se faz necessário que reflitam , discutam essa nova linguagem, de maneira que insiram nesse novo universo da tecnologia suas práticas metodológicas e venham contribuir e estimular seus alunos, a se incluir nesse mundo moderno globalizado.
    Maria Luzia 6º Período de pedagogia Noturno

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  18. Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

    Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
    Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
    Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.


    ANA CLAUDIA GUIMARÃES DA SILVA

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  19. A contribuição do professor é de suma importância, ajuda o aluno na sua construção de aprendizagem, para que no futuro ele possa ser um ser critico.

    Rosinalva de Carvalho Silva

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  20. Claudilene Lacerda.
    Sabe-se que o professor e de fundamental importância nesse processo de aprendizagem,onde a tecnologia entra como um passeiro nessa evolução,para que o professor amplie seus conhecimento e possa contribuir com a formação do aluno.

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  21. Sabemos que hoje existe a necessidade de uma mudança relevante sobre o conhecimento e domínio da tecnologia por parte dos professores,por que a cada instante surgem novos instrumentos tecnológicos e o educador deve ser conhecedor,ou seja,ele precisa acompanhar as evoluções que acontecem,para realizarem um trabalho envolvente e interativo com seus alunos.Porém ,os professores apontam algumas lacunas existentes como,a falta de equipamentos,uma boa formação...E tudo isso impede qu haja a construção do saber crítico dos seus alunos.
    Por isso é tão importante que haja políticas que incentivem a prática tecnológica em função do processo de ensinar e aprender.

    Mayara da S. Sousa

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  22. A tecnologia favorece a educação, ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento oferecendo suporte na qualidade do processo educacional.Desta forma,a tecnologia vem dando aos professores,apoio necessário no desenvolvimento das suas atividades. Os novos recursos tecnológicos são para ajudar o professor no processo de ensino aprendizagem e cabe ao professor perceber qual recurso deve, quando e como usar.


    JEAN APARECIDO

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  23. A tecnologia na visão dos educadores ainda é um fator muito distante da realidade dos mesmo ,pois muitos não tem acesso e na maioria das vezes não tem interesse nem formação para o manuseio dessa ferramenta.Entretanto não se pode ignorar esse novo processo,é preciso que os educadores busquem se inserirem neste mundo para que possam ter autonomia ao exercer sua função com qualidade.É necessário que os professores acompanhem as evoluções que ocorre na sociedade e assim poder trabalhar interagindo e proporcionando aos seus alunos uma visão crítica da sociedade .Para tanto é necessário que o mesmo tenha domínio tecnológico e este depende de vários fatores como;decisões políticas,falta de equipamentos tecnológicos,incentivos no uso desses equipamentos,valorização profissional,falta de tempo e principalmente força de vontade por parte da grande maioria.

    Ana Paula

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  24. ELIANE MIRANDA LIMA: O professor contribui na educação tecnológica tendo domínio da mesma e enfrentando os desafios que as novas mudanças oferecem. Tendo clareza que o mesmo não é o dono do saber e aberto a novas propostas de ensino.

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  25. Iolanda do Rosário Neves
    No século que estamos não se trata mais de o professor se perguntar se deve ou não se atualizar e entrar nessa era digital, é obrigatório caso contrário ele se sentirá em uma berlinda, na qual o aluno ensina e não ele...
    Os meios de comunicação, por si sós, não são capazes de trazer contribuições para o aluno sem o reflexo do professor, e para isso os professores devem reconhecer a importância que tem a tecnologia como ferramenta educacional, e como ela pode contribuir para um processo de construção do saber.

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  26. Hoje vivemos numa sociedade onde a tecnologia está em todos os lugares ,com isso é necessário que o ser humano saiba utilizá-la.É uma das principais ferramentas que um educador deve utilizar na educação é o computador e seus programas específicos,pois estes podem ser aproveitados em diversas áreas e atividades de aprendizagem,como ferramentas que facilitam as tarefas,melhoram o sistema de ensino e também proporciona uma boa contribuição e diverssificação das aulas.

    Luana Oliveira Lima

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  27. Alguns professores ainda demonstram insegurança no que diz respeito ao uso da informática como recurso tecnológico capaz de auxiliar na aplicação de disciplinas e conteúdos de forma diversificada.
    A realidade aponta para a falta de qualificação desses educadores que necessitam adequar-se para atender às novas exigências do mercado. Afim de favorecer a aprendizagem dos alunos, cabe a esses educadores desenvolverem uma postura de conhecimento tecnológico, uma vez vez que a tecnologia está inserida em todo o contexto educacional e social como um todo.
    WILEN ARAÚJO SANCHES KREBISCHY

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  28. Mesmo hoje na sociedade moderna em que a tecnologia se faz presente praticamente em todos as instâncias da mesma, há algumas dificuldades vivenciadas pelos profissionais de educação principalmente os da rede pública desde do conhecimento e domínio desta ferramenta. Pois muitos deles não possuem laboratórios nas instituições onde exercem suas atividades, ou quando os tem falta pessoas qualificadas para estarem assessorando tanto os alunos como os educadores.
    Vanuza de A. Aquino Giffony

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