Faculdade de Educação Santa Terezinha - FEST
Curso de Pedagogia, VI Período Noturno
Disciplina: Tecnologias Aplicadas À Educação
Professor: Marcelo Ribeiro de Castro
Acadêmicas: Chistielle, Derlany, Iolanda, Rosana e Wilen
SAMPAIO, Maria Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
Resumo do Capítulo 1 - Professor e Tecnologia
Professor, por que alfabetização tecnológica?
Diante dos avanços tecnológicos existentes na nossa sociedade, se torna cada vez mais difícil fugir da nova realidade ao qual estamos inseridos, a de que vivemos em sociedade tecnológica. Sendo assim a escola tem hoje um papel de grande responsabilidade, a de atentar sobre a necessidade de formação e capacitação de professores para enfrentar os desafios do mundo da tecnologia, uma vez que este passa por constantes mudanças e transformações, devido ao fato de que todos os dias surgem novas tecnologias.
Deste modo a alfabetização tecnológica se torna indispensável, uma vez que ao longo do tempo a humanidade sempre buscou meios para a sua sobrevivência e para melhorar as relações de comunicação, foi assim com a escrita uma dos mais importantes feitos do homem, que permitiu a humanidade fazer registros e assim transmitir suas descobertas e invenções iniciando assim a história da humanidade.
Embora todas as inovações que foram surgindo possibilitasse um contato direto do homem com um mundo novo, percebe-se que a adequação desse homem à esse mundo e que é o grande impasse desse contexto os passos são lentos e cada dia há uma necessidade do homem ser alfabetizado oara concretizar o ato da alfabetização.
Assim sendo o papel da educação torna-se mais relevante voltado mais para a democratização ao acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias. Portanto esse processo de formação não pode ser mecânico porém com significado para a inclusão do educador nesse mundo
Professor X tecnologia ou professor + tecnologia?
Vivemos no mundo em que a tecnologia se torna um fator essencial, já não conseguimos nos imaginar sem... Na educação isso não é diferente, é computador, data show, lousa notebook. Diante disso um ator essencial do processo ensino aprendizagem na verdade o professor está todo tempo na berlinda se lê, fala, ouve que se professor não se modernizar não poderá acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
É interessante questionar se a tecnologia é criada visando melhorar a qualidade de vida de todos ou só de alguns? em contradição com o avanço tecnológico que otimiza a produção gerando facilidades e maior conforto as boas consequências da tecnologia não chegam a grande parte da população. Para alguns as maneiras de viver estão mais próximos do século XIX do que século XXI.
Só que mesmo alguns com este quadro de pobreza que não disponibilizam de uma ótima qualidade de vida, habitação rede de esgotos ...são expostos as mensagens de rádio e televisão. E infelizmente algumas pessoas ainda não estão sendo capacitadas a interpretar criticamente as referidas mensagens e são excluídas das formas de educação em nossa sociedade e não entendem as consequências que ela provoca.
Tecnologia Educacional
Atualmente, mas do que nunca, quando se fala em escola, sabe-se que o dever e objetivo geral dela é formar cidadãos para o trabalho e para a vida, não podendo ficar à margem das evoluções tecnológicas que tanto contribuírem para o desenvolvimento da sociedade.
Deste modo, a alfabetização tecnológica nas escolas tornou-se uma atividade necessária realizada a partir de uma reflexão para ser melhor aplicada no ambiente escolar, para não se restringir ao tecnicismo que foi iniciado no Brasil por volta dos anos 60 que vinha com o objetivo exclusivo de formar mão-de-obra, o que não condiz com objetivos críticos de uma pedagogia consciente.
Já é comum hoje afirmar-se que a escola, enquanto instituição social que tem como função preparar cidadãos para o trabalho e para a vida, não pode e não deve ficar à margem do processo de “tecnologização” da sociedade, sob pena de se tornar defasada, desinteressante, alienada, e de não cumprir suas funções (Demo,1991). De posse dessa visão, como a escola deve se relacionar com as tecnologias presentes na sociedade? Com que objetivo isso deve ser feito? Como o professor deve ser preparado para atuar pedagogicamente na sociedade tecnológica?
Essas são questões fundamentais para desvendar o caráter dessa relação, principalmente se pensarmos na utilização social das tecnologias e no que o seu advento vem provocando e ainda pode provocar. A atual discussão em torno dos nexos entre escola e tecnologia aponta para uma educação que venha atender as necessidades humanas na era da informação e para isso deve possuir algumas características.
Podemos citar o desenvolvimento das habilidades de pensar criticamente, comunicar-se, resolver problemas e contextualizar; aprendizagem cooperativa; avaliação com base no desempenho; professor orientador/facilitador da aprendizagem; centros de aprendizagem que utilizem tecnologias variadas como recurso de ensino (Wurman,1989).
Sabe-se que o dever e objetivo da escola é formar cidadãos aptos para exercerem de forma participativa seu papel na sociedade. E o professor sendo o eixo de articulação no processo de ensino aprendizagem não pode ficar à margem das evoluções tecnológicas.
ResponderExcluirPorque se vive num mundo em que a tecnologia se tornou um fator essencial e na educação isso não é diferente, é computador, data show, notebook... Diante disso, se professor não se modernizar não poderá contribuir para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que esta passa por constantes mudanças e transformações, devido ao fato de que todos os dias surgem novas tecnologias.
Érika Rocha e Silva
ResponderExcluirO professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades, de organizar sua comunicação com os alunos, de trabalhar com eles, uma das formas mais adequada é a de integrar as várias tecnologias, com a internet, o professor poderá modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender,contribuindo e facilitando a aprendizagem do educando.
É importante que o educador esteja se atualizando no processo educacional, principalmente no que diz respeito ao meios tecnológicos, esses que exige aperfeiçoamento diariamente , pois está atento as mudanças do mundo contemporâneo é fundamental para que haja um processo de ensino aprendizagem de qualidade, a tecnológica está presente é preciso que o educador perceba a sua importância para que possa proporcionar aos seus alunos um conhecimento mais profundo e atual.
ResponderExcluirRosineide Silva Dias
O profissional da educação de hoje, assume um grande papel nessa nova sociedade tecnológica,logo é de fundamental importância levar seus educandos a estar em frente a essas tecnologias , inovando suas metodologias, suas fontes de informações, pois o conhecimento estar em constante modificações, já que, após tantos avanços aquilo que si diz hoje , amanhã pode ser mudado.
ResponderExcluirLuzia Rodrigues
O grande responsável hoje em atender as necessidades de formação e capacitação de professores é a escola, porque a mesma precisa levar seus professores a acompanhar todos os avanços existentes no século XXI, no que se refere a tecnologia. Pois, a necessidade de se ter uma alfabetização tecnológica se torna indispensável.
ResponderExcluirDiante disso, se torna interessante questionar se a tecnologia visa melhorias na qualidade de vida, se bem trabalhada pode afirmar que sim, a mesma é um ator essencial do processo ensino aprendizagem.
ALINYBETH FARIAS
A escola tem um papel muito importante no desenvolvimento do educando, principalmente nos dias atuais que requer do profissional um domínio da tecnologia para trabalhar a alfabetização tecnológica em sala de aula, através desse método é possível formar indivíduos críticos para atuar no mercado de trabalho com um conhecimento e domínio sobre os recursos que existem na sociedade.
ResponderExcluirPara isso o professor precisa fazer pedagogicamente a relação do conteúdo com a tecnologia para construir com os alunos um conhecimento mais eficaz.
Maria Iraneide Rodrigues Lira
ROGÉRIA SILVA SOUSA: A necessidade de alfabetizar envolvendo tecnologia se dá devido ao fato do professor precisar está em atualizado com a realidade social em que está inserido. A sociedade hoje é tecnológica, e a escola não pode ignorar este fato. Por isso ele precisa conhecer como as tecnologias funcionam e para que servem, pois assim pode identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico.
ResponderExcluirAssim, o professor pode desenvolver a habilidade de usar o computador e outras tecnologias combinadas com uma variedade de estratégias de ensino/aprendizagem de modo a enriquecer a aprendizagem dos alunos.
SHEILA BRAGA
ResponderExcluirO professor é o mediador de conhecimentos,estar nas suas mãos um dos papeis mais importantes que é formar cidadãos aptos á sociedade moderna.Então cabe a eles estar se modernizando,ou seja,acompanhar as evoluções tecnológicas e ter o pleno domínio para integrá-lo no processo de aprendizagem.
Sabe-se que a sociedade,a educação e o mundo hoje vive uma nova linguagem que é o da era digital onde as informações ocorrem em fração de segundos,de modo que cabe ao porfessor utilizar este recurso com seus alunos para que os mesmos possam adentrar ao mundo das tecnologias e assim buscar novas fontes de conhecimento facilitando a aprendizagem e a interação com o mundo.
ResponderExcluirHoje somos todos conhecedores do avanço da tecnologia na sociedade, potanto a escola,e sobretudo o professor não podem ficar de fora dessa realidade,pois o professor deve e pode sim fazer uso dessa feramenta de trabalho que so vem a contribuir e encrementar sua didatica em sala de aula.Mais infelismente não são todas as escolas que dispõm de recursos tecnologicos.
ResponderExcluirGerêmia Alves Ramos
A educação ea tecnologia devem seguir juntas para assim desenvolver melhores tecnicas educacionais, de modo que cabe ao professor utilizar esse recurso a seu favor.
ResponderExcluirmarcela da conceição silva pereira
Geni
ResponderExcluirAo longo dos tempos se discute como a tecnologia e educação esta envolvida. Refletindo sobre o enorme potencial transformador das tecnologias. Nessa transformação tanto o professor como a escola devem esta preparados para prepara os alunos para aproveitar as possibilidades que a tecnologia oferece, trabalhando com a tecnologia não como recurso, mas como um objeto de estudo.
Kátia Regina:
ResponderExcluirO mundo está vivendo numa sociedade, num momento tecnologico bastante avançado, percebe que as instituições educativas estao tentando acompanhar esse ritmo, em atentar-se e inserir dentro desse currículo conteúdos e métodos que possibilita a inserção desta tecnologia dentro das escolas.
Kátia Regina: Cap.I Professor e tecnologia.
ResponderExcluirCom o avanço tecnológico o professor deve está inserida neste sistema ou seja, ele deve conectar-se, mas mesmo com as inovaçoes que foram surgindo possibilitou um contato direto do homem com o mundo novo, percebe-se que a adequação desse homem à esse mundo e que é o grande impasse desse contexto, os passos ainda sao lentos e a cada dia ha uma necessidade do homem ser alfabetizado, concretizar o ato da alfabetização tecnológica.
A escola tem como função preparar cidadãos para o trabalho e para vida social. Assim diante de tantos avanos de informações a alfabetização tecnologica se torna indispensavel, pois é através dela que podemos atualizar as relaçoes e comunicação na sociedade atual. Portanto o professor deve ser preparado para atuar na sociedade tecnológica com uma educação que possa atender as necessidades na era da informação.
ResponderExcluirKedma
Nestes tempos em que a tecnologia se modifica a todo momento, percebe-se a importancia de uma educação tecnológica, mas para que isso ocorra se faz necessario que o professor esteja capacitado neste assunto para atuar junto aos seus educandos.
ResponderExcluirAdriana Caetano
Nesse contexto a presença de modelos informáticos na sociedade e o desenvolvimento tecnológico, vistos de forma mais abrangente e mais crítica, exigem as suas inclusões nos projetos pedagógicos da formação de professores, de modo que se criem novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem e de reflexão sobre o cotidiano acadêmico e fazer uso das tecnologias existentes para a melhoria da qualidade de ensino.
ResponderExcluirMaria Raimunda
A educação, como se observa no momento atual, está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. Desta forma, paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Porém é relevante mencionar que estas modificações nem sempre beneficiam a todos, porque estão vinculadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional - instituições, professores, comunidade.
ResponderExcluirDentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.
ANA CLAUDIA GUIMARÃES DA SILVA
Sabe-se que professor deve estar preparado para ser não somente um fornecedor informações e sim de ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações.o professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no livro e texto. ele também auxilia o desenvolvimento entre a tecnologia e a educação. e assim o aluno decide os melhores caminhos a tomar.
ResponderExcluirRosinalva de Carvalho Silva
Claudilene Lacerda.
ResponderExcluirSabemos que a tecnologia vem a todo vapor em nossa sociedade,diante disso o professor tem que esta sempre se atualizando nesse processo educacional,pois a tecnologia se tornou um fator essencial para nossa vida
A escola de ontem, não é a mesma de hoje, pois hoje com as novas tecnologias, as escolas estão adentrando mais ainda para conseguir uma boa formação para os professores. Entretanto, com as mudanças que acontecem a todo instante, é indispensável que os professores fiquem de fora deste processo, sendo que, o objetivo da sociedade em relação à educação, é formar cidadãos críticos, capazes de contribuir para um mundo melhor.
ResponderExcluirFca Aleane
As novas tecnologias usadas na educação requerem professores capacitados que saibam como utilizá-las em benefícios do aprendizado do aluno. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não faz uso da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. A adesão das novas tecnologias na educação é extremamente importante, uma vez que facilita o acesso ao
ResponderExcluirconhecimento e permite que o aprendiz tenha autonomia para escolher entre as diversas fontes de pesquisas.
JEAN APARECIDO
ELIANE MIRANDA LIMA: A educação é fundamental na vida das pessoas e o educador deve está apto as capacidades de formação. Nos dias de hoje a tecnologia vem crescendo mais e mais por isso o professor necessita de capacitação e formação nesta nova era. Portanto cabe a ele se aplicar e desenvolver metodologias sendo aberto as tecnologias.
ResponderExcluirPROFESSOR E TECNOLOGIA
ResponderExcluirEntende-se que o professor precisa se preparar,enquanto atualização e formação profissional,para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadões produtores e interpretes das linguagens do mundo atual e futuro.
Luana Oliveira Lima
Dentro dessa nova abordagem tecnológica,temos que assalta a questão do professor e este novo instrumento de pesquisa que se insere no seu mundo,onde o mesmo deve exercer um papel de extrema responsabilidade e assim buscar formação e capacitação para enfrentar os inúmeros desafios do cotidiano decorrente desse processo tecnológico.Assim os alunos deveram passar por um novo processo de alfabetização com essa nova ferramenta de aprendizagem.Diante disso o professor se tornar um mediador essencial no processo de ensino aprendizagem,é preciso que o mesmo saiba selecionar as qualidades que este meio trará aos alunos,pois o objetivo das escolas e formar cidadãos para o trabalho e para a vida.Assim esse novo processo tecnológico deve sim,ser desenvolvido dentro das escolas de maneira que venha contribuir nesta formação dos cidadãos tendo o professor como um mediador,orientador e facilitador desse contexto.
ResponderExcluirAna Paula
A tecnologia está totalmente impregnada em nossa vida,desta forma é necessário que participemos desta nova realidade.E dentro desse novo contexto,a escola aparece como peça fundamental,no que se refere ao conhecimento dessas novas tecnologias.Então a alfabetização tecnológica se torna indispensável,tanto para os professores,quanto para seus alunos.
ResponderExcluirPor isso é que,torna-se preciso que existam práticas de democratização e acesso ao conhecimento,produção e interpretação das tecnologias.
Mayara da S. Sousa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTer a tecnologia como aliada no processo ensino-aprendizagem é o principal "trunfo" do professor nos dias de hoje, pois com ela o seu processo dentro da sala de aula poderá encantar os seus alunos fazendo com que seus objetivos sejam atingidos sem sofrimento. Porém, para que isso ocorra de forma tranqüila é necessário saber fazer o bom uso desses recursos.
ResponderExcluirFlávia Oliveira da Silva
Professor e Tecnologia
ResponderExcluirA sociedade atual vive um momento bastante avançado, com isso cresce a preocupação no sentido de inserir a tecnologia ao meio educacional, tornando-se indispensável a reflexão sobre a formação dos professores, diante disso percebe-se que o conceito de alfabetização tecnológica torna-se cada vez mais necessário para sua formação.
Orlanilde Leão