quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CAPÍTULO IV- TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DA EAD PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

CAPÍTULO IV- TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DA EAD PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

     A relação tecnologia- educação está presente não como recurso do processo pedagógico, mas sim como uma relação ao todo. O objetivo e explorar os comentários dos políticos no que se referem as três dimensões do sistema educacional, sendo que a informática na educação, a educação a distancia, estão relacionadas à formação de professores. Desta, forma contribui-se para uma formação docente mais reflexivo e crítico.
     Desta forma foram criados alguns projetos de formação como Educom e formar, o Educom é resultado dos trabalhos de uma comissão nomeada pela Secretaria Especial de Informática (SEI), mas desenvolvida pelo MEC, com participação do CNPq e da Finep. Então foram implantados vários centros-pilotos em universidades interessadas no desenvolvimento de pesquisas.
     O objetivo era criar ambientes educacionais que usassem o computador como recurso facilitador de aprendizagem, de provocar mudanças pedagógicas, e não preparar o aluno para ser capaz de trabalhar com computador. O governo teve o interesse de desenvolver centros-piloto desse projeto, então das 26 instituições de ensino superior pública que se apresentaram somente cinco foram escolhidas e desenvolveram o centro mesmo de forma independente.
    Com palavras aqui a autora “a ausência da área de educação em alguns centros, pode ter influenciado o enfoque das propostas de capacitação de professores ou formação de professores. Só que houve alguns problemas, porque esses cursos exigiam a presença continuada do professor, o conteúdo do curso também não condizia. Mas tarde o Educom se fundiu ao formar que com o objetivo de analisar criticamente a contribuição da informática no processo ensino-aprendizagem e não só dominar ferramenta.
    E esses professores assumiram o compromisso de estruturar e implantar centros de informática educativa, junto às secretarias de educação de quais faziam parte. Então após a realização desses projetos 17 CIED foram implantadas atendendo a comunidade, alunos, e mais tarde núcleo de  coordenação pedagógica.
    Esses centros foram institucionalizados como parte do processo contínuo de inserção da informática na educação, com o lançamento do Proninfe e Proinfo. O Proninfe atuava no desenvolvimento de recursos humanos, para professores na utilização da informática nos diferentes níveis de ensino. Este projeto se baseava em um modelo que procurava sanar as dificuldades que era vistas nos cursos de formação e capacitação de professores que eram ministrados pelo o Educom e formar, passando assim a funcionar por meio de centro de informática na educação que era espalhada por todo país.
     Procurou também atender não o primeiro e segundo grau mais a educação tecnológica e o ensino superior, visando também à pesquisa sobre a utilização da informática. O Proinfo foi lançado depois, e tinha a intenção de formar profissionais da educação e distribuir computadores nas escolas públicas nos ensino fundamental e médio. Para o Proinfo a preparação dos recursos humanos constitui requisitos principais para o sucesso, tendo como ênfase a preparação dos professores multiplicadores NTEs e professores das Escolas. Sendo que um dos objetivos era capacitar e reciclar professores, fornecendo a eles assessoria pedagógica e acompanhar a avaliar esses processos.
     Sabe-se que a tecnologia faz parte desse mundo, sendo um fato que se tornou comum e rotineiro em nossa sociedade, nesse sentido tal fato deve está ligado diretamente à educação, onde está sempre em busca de mudanças e atualizações para um melhor rendimento social e cultural.
     As tecnologias disponíveis hoje aumentam os poderes intelectuais como: a capacidade de organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informações.
    A tecnologia no Brasil teve iniciativa na década de 70 em algumas universidades, implantadas por alguns estudiosos que foram motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países. Nessa época o governo brasileiro começou a pensar em políticas públicas voltadas para informatizar a sociedade, criando órgãos para essa modalidade.
    A elaboração de um documento em 1981 após um Seminário Nacional de Informática na Educação trouxe ao Brasil à criação de softwares voltados a realidade brasileira, pois até então essas instruções de manuseio eram voltados para realidades de países totalmente diferentes.
Acadêmicas: Eliane Miranda Lima, Francisca Aleane de Jesus Nobre, Mayara da Silva Sousa,  Rogéria Silva Sousa, Rosinalva de Carvalho.

27 comentários:

  1. Mesmo com a intenção de democratizar os softwares no Brasil a realidade do mesmo, essas instruções foram precárias no manuseio pedagógico durante o processo de formação.
    As tecnologias tem o poder de ampliar conhecimentos até então desconhecidos que conseqüentemente possibilita uma interação social e cultural.
    DERLANY DE OLIVEIRA LIMA SILVA VI PERÍODO NOTURNO

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  2. O fenômeno educação a distância, faz parte de um processo de inovação educacional mais amplo que busca a integração das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais. Diante disso, é necessário incluir programas por parte das políticas públicas destinados à formação de professores, dentre os seus principais programas estão o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e o TV Escola, já mais conhecidos; e os mais recentes, Programa de Formação de Docentes em Exercício (Proformação), visando a formação de professores que não possuem a habilitação mínima exigida pela lei; e o Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED), que dá auxílio financeiro a autores de teses e dissertações que tratem de temas relacionados à EAD ou ao uso de tecnologias de comunicação na educação. Outra das suas atribuições é estabelecer indicadores de qualidade para a autorização de cursos de graduação a distância. Porém, não se pode deixar de observar que o número de cursos autorizados ainda é limitado, provavelmente isso ocorra devido às exigências do MEC para o credenciamento. Com efeito, a grande expansão da EAD tem-se dado ao nível da pós-graduação.

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  3. Com a evolução dos meios tecnológicos em todas as áreas da sociedade, tornou-se mais que natural que a educação também se expandisse para a área da informatização, que aliás, trouxe grandes inovações e melhorias, como a contribuição na formação de mais profissionais. Com isto facilitou o acesso à educação através de cursos da EAD. Assim como qualquer outro modelo de educação, a EAD também tem seus objetivos e metodologias, destacando-se nesta modalidade a utilização do meio tecnológico para a construção de mais conhecimentos e a autonomia que consequentemente os educandos tem que desenvolver para que realizem seus estudos de modo a buscar, construir e reconstruir conhecimentos.

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  4. Érika Rocha e Silva
    Com os avanços tecnologicos nas áreas da informação e comunicação, a uma necessidade de formação profissional, há um incetivo através da EAD, há uma proposta do governo para o aperfeiçoamento dos professores em exercício,temos alguns programas:a TV Escola,Rádio Escola,Proformação,LDB,FUNDEF, são exemplos de alguns programas que vão ajudar na formação dos professores.

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  5. ROSINEIDE SILVA DIAS

    Na sociedade atual, onde os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das tecnologias do som e da imagem, a produção de imagens e interpretações, representações sociais, conhecimentos etc. É gerada coletivamente mediante a circulação de informação que chega até nós por esses meios.
    Isto mostra que na realidade as pessoas estão somente se comunicando pela Internet, ou pelos meios eletrônicos, deixando de lado aquela velha conversa de amigos que se encontram e batem um papo, ela é a mola mestra da comunicação atual, os jovens são os principais executores neste processo, quando trancam -se no quarto para serem dominados por uma máquina que os consomem e não deixam perceberem que isso está se transformando em um vício, conversar pelo MSN, enviar recado e ver-lo pelo ORKUT isto é uma mais que os vencem.
    estes jovens não sabem usar os meios tecnológicos para a construção de conhecimento, para fazer uma pesquisa útil da escola, aproveitar para conhecer novos lugares, algo novo que seja favorável em suas vidas, realizar um trabalho cientifico, os meios tecnológico tem muitas vantagens, mas as suas desvantagens são enormes quando não são observadas e analisadas no processo, muitos alunos por estarem vivendo este “universo novo”da tecnologia se tornam dependente da imagem, da linguagem audiovisual e esquecem de se aperfeiçoar na escrita, na expressão verbal e na leitura, favorecendo uma dificuldade na escola.

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  6. A existência de uma relação entre informática na educação e a educação a distancia junta-se a formação de professores também, pois foram criados projetos de formação desses educadores como Educom, com objetivos de criar ambientes educacionais que usassem computadores, levando uma mudança pedagógica para esses cursos.
    Desta forma, foram criados ainda mas programas que buscavam a inserção da informática na educação como Proninfe e Proinfo, o primeiro procurava sanar dificuldades que eram vistas nos cursos de formação e capacitação de professores, o outro tinha a intensão de formar profissionais da educação e distribuir computadores nas escolas públicas.
    Portanto, diante de todos esses programas a grande preocupação era realmente temos professores capacitados e reciclados, pois a tecnologia faz parte do mundo, então a mesma esta ligada a educação.
    ALINYBETH FARIAS

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  7. Compreende que a tecnologia digital na educação, surgiu de uma necessidade de acompanhar as mudanças que já viam acontecendo na sociedade e que os professores precisavam urgentemente evoluir no método de educar, então a partir daí houve a preocupação de adotar a inclusão digital nas escolas para da oportunidade a todos de aprender utilizar um computador e conhecer o quanto pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

    Maria Iraneide R.Lira

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  8. CAPÍTULO III - ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR
    É importante que o profissional da educação valorize a alfabetização tecnológica, pois, dessa forma e que pode adquirir novas experiências que contribui para o crescimento intelectual do mesmo e de seus alunos na qual precisa esta atualizado de tudo que acontece no meio social, para se aperfeiçoar e atuar numa sociedade que passa por mudanças freqüentes que exige da população a inclusão digital para viver na sociedade.
    Maria Iraneide R.Lira

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  9. SHEILA BRAGA
    Com os avanços tecnológicos veio a necessidade de uma formação mais ampla que visasse contribuir para a capacitação de profissionais da área educacional.A escola tinha com objetivo acompanhar e inserir a tecnologia no fazer pedagógico dos professores. Dessa forma eles precisavam e ainda precisam estar atentos as inovações para contribuir na formação dos educandos.

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  10. Sabe-se que as tecnologias estão presente em todo o mundo e não poderia ser diferente na educação, de modo que Educação a Distancia(EAD)
    só veio contribuir com a formação de porfessores.De modo que a tecnologia digital esta presente na educação, pois com o uso do computador houve mais facilidade para que o professor possa estar se aperfeiçoando,
    graduando e ate po-graduando e assim construindo
    um novo mundo atravez da educação digital.

    marcela da conceição da silva pereira

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  11. A utilização de recursos tecnológicos é uma proposta que está se tornando uma realidade cada vez mais frequente em nossas escolas,e cabe ao professor esta trabalhar com esses alunos de forma diferenciada procurar esta desenvolvendo programas de softwear para trabalhar determinadas disciplinas, pois em algumas escolas já é até possivel ter aulas em quadros que projetam imagens em tempo real seja em 2D,3D propociondo um melhor aprendizado. E a cada dia surge mais tecnologias que proporcionam uma melhor aprendizagem dos alunos e professores.
    Gerêmia A. Ramos

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  12. A criação de um ambiente de aprendizagem que ultrapasse esse modelo tradicional de ensino, para contribui de uma forma de aprendizagem concreta sobre o espaço tecnológico, o uso das tecnologias na formação do educador tem sido um ponto de reflexão de oferta para uma educação de qualidade que de oportunidade as alunos e educador refletir sobre as tecnologias.
    Geni

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  13. Kátia Regina:
    Sabe-se, que a tecnologia digital na educação e AED tem contribuido para formação de professor, tendo assim ajudado para crescimento tecnológico, pois tem feito e faz parte desse mundo, sendo um fato que se tornou comum e rotineiro em nossa sociedade, nesse sentido tal fato deve está ligado diretamente à educação, aonde está sempre em busca de mudanças e atualizações para um mulhor rendimento social e cultural.

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  14. Para contribuir com desenvolvimento do avanço tecnologico varias Universidades começam criar projetos de educação a distância para capacitar educadores da rede pública,visando atender a educação tecnólogica e o ensino superior desses profissionais. Sendo que o EAD introduz os professores das escolas nas tecnologias digitais pela propria vivência.


    Kedma

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  15. Pode-se perceber que o texto nos oportunizou um olhar mais ampliado sobre a EAD, pois as experiências acrescentam conhecimento e nos fazem perceber que é sempre possivel aprender mais, além disso nossa formaçao acontece constante e de forma inovadora e a EAD vem só para contribuir nesse processo.

    Maria Raimunda

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  16. Todos deveriam compreender as tecnologias digitais não como meros instrumentos mas como uma nova forma de cultura e comunicação. Quanto ao professor o desafio está, segundo Marco Silva, em modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação. Devemos usar o potencial cognitivo e interativo das tecnologias de informação como recurso pedagógico e de divulgação de conhecimento na Era Digital.

    Joelma Costa

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  17. O processo de tecnologia digital na Educação brasileira, proporcionou grandes avanços no que diz respeito a formação de professores á distância, principalmente na modalidade de nível superior , o que tem diminuído gastos financeiros economia de tempo e rapidez na conclusão dos cursos , isso significa um grande desenvolvimento na educação e oportunidades para aqueles que sonhavam em concluir um curso nesta modalidade de ensino .

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  18. O processo de tecnologia digital na Educação brasileira, proporcionou grandes avanços no que diz respeito a formação de professores á distância, principalmente na modalidade de nível superior , o que tem diminuído gastos financeiros economia de tempo e rapidez na conclusão dos cursos , isso significa um grande desenvolvimento na educação e oportunidades para aqueles que sonhavam em concluir um curso nesta modalidade de ensino.

    Maria Luzia 6º Período de pedagogia noturno
    .
    18 de outubro de 2011 17:10

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  19. Estamos caminhando não só para uma Escola Digital,mas também para uma sociedade digital. Logo,se nós e nossos alunos não estivermos preparados para essa nova sociedade,certamente seremos excluidos.
    Existe uma necessidade urgente de nos adequar a esse mundo que nós estamos vivendo,onde quase tudo é digital,com situações que apesar de virtuais são bastantes reais. Os nossos alunos estão abertos para este novo aprendizado e estar conectado é ter um novo olhar sobre as relações sociais,num mundo sem fronteiras onde o conhecimento é ilimitado.
    As barreiras existem,mas nós professores não devemos ter medo do novo e buscar cada vez mais falar a mesma linguagem,a do nosso aluno e proporcionar a eles um aprendizado mais prazeroso e significativo.
    Estamos tendo neste curso de especialização uma grande oportunidade e ao mesmo tempo,temos muita responsabilidade. Devemos mudar nossa postura e ajudar nossos colegas de profissão na sua caminhada rumo ao uso das TIC”s.
    Portanto, a inclusão digital é um desafio no contexto educacional e requer o envolvimento e compromisso de todos para repensar o processo ensino-aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento da nova era digital.

    ANA CLAUDIA GUIMARÂES DA SILVA

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  20. Claudilene Lacerda
    A utilização de tecnologia digital traz contribuição significativa para educação a distancia,onde possibilita comunicação entre professores e alunos.
    Portanto o professor precisa evoluir seus métodos de educar para que seus alunos aprenda a utilizar o computador de forma eficaz.

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  21. Observa-se que a tecnologia digital permitiu a existência da Internet que então surge como um novo meio comunicacional com grandes vantagens em relação a comunicação tradicional,sendo a principais velocidades e a interação e é através dela que pode desenvolver capacidades criticas ,para utiliza para o aperfeiçoamento pessoal,autoria digital como a criação de sites e vídeos.

    Luana Oliveira Lima

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  22. A EAD tem mantido uma relação com a formação de professores englobando um amplo campo e automaticamente contribuindo para uma formação docente mais flexível e crítica.Daí a criação de projetos que venham facilitar a integração desses profissionais no novo contexto tecnológico.Com isso os programas ,visam melhorias e mais familiarização com esses equipamentos tecnológicos,pois sabe-se que a tecnologia se tornou uma cultura contemporânea e é preciso que esses profissionais se enquadrem neste novo contexto.

    Ana Paula

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  23. Tanto professores quanto alunos deveram está motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento. É difícil mudar padrões adquiridos dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.


    JEAN APARECIDO

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  24. Iolanda do Rosário Neves
    A contribuição da EAD para a formação de Professores tem o objetivo de ensinar os alunos a usarem o computador e trabalharem com ele, assim sendo um facilitador de aprendizagem e não, serem alienados por o computador.

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  25. Desde o século XIX, a educação a distância – EaD com o uso do correio para transmitir
    informações e instruções aos alunos e receber destes as respostas às lições propostas, funciona
    como alternativa empregada principalmente na educação não formal. Posteriormente, foi usada
    para tornar a educação convencional acessível às pessoas residentes em áreas isoladas ou
    àqueles que não tinham condições de cursar o ensino regular no período apropriado, associando
    o uso do rádio como meio de emissão rápida de informações ao envio de materiais via correios,
    o que imputou à EaD a reputação de educação de baixo custo e de segunda classe.
    Flávia Oliveira da Silva

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  26. É grande a contribuição da EAD para a formação de professores, ocupa um amplo campo, assim contribui para uma formação mais flexível e crítica.Dai surgem a criação de vários projetos que venham facilitar a integração desses profissionais no meio tecnológico, usando o computador como facilitador de aprendizagem.


    Orlanilde Leão

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  27. A tecnologia na educação por meio da Internet, das redes sociais, abriu um espaço muito bom para se explorar campos do conhecimento bem como para a divulgação de ideias, para debates contribuindo no desenvolvimento do conhecimento. A tecnologia virtual vem a possibilitar nos dias atuais a capacitação de muitas pessoas que por muitos motivos não podem frequentar a educação formal podendo as mesmas estarem se capacitando mesmo a distância.
    Vanuza de A. Aquino Giffony

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