quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto EDUCOM (resumo)

Acadêmicas: Ana Cláudia Guimarães, Chistielle Boechat, Derlany Oliveira, Iolanda do Rosário, Maria Luzia, Rosana Feitoza, Rosineide Silva e Wilen Araújo.


Surgiu no período que o país ainda vivia  na reserva total de mercado, ou seja, não era possível adquirir equipamentos e softwares estrangeiros. E como não havia, até então, uma indústria que possibilitasse o desenvolvimento de computadores e muito menos de softwares de acordo com a demanda  do país,( eram caros e restritos),  a informática  educacional  eram desenvolvidas  em escolas  particulares e em  pouquíssima  universidades.
O projeto EDUCOM é o primeiroe principal  projeto público  a tratar  da informática educacional  originou-se do 1º Seminário  Nacional de Informática  na Educação realizado na Universidade  de Brasília(1981). Agregoudiversos  pesquisadores  da área e teve  por princípio  o investimento  em pesquisas educacionais. Este projetoforneceu  as bases  para a estruturação de outro projeto, mais completo  e amplo, o PRONINFE.
Várias foram as metasdo projeto EDUCOM, uma delas  era desenvolver a pesquisa  do uso  educacional  da informática, ou seja, perceber  como o aluno aprende sendo apoiado  pelo recurso  da informática  e se  isso melhora  efetivamente sua aprendizagem. Outra metaera levar  os computadores  às  escolas  públicas, para  possibilitar  as mesmas  oportunidades que as particulares ofereciam a seus alunos.
Para acontecer a implantação dos centros-piloto em 1983, foram escolhidas cinco instituições, são elas: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federa do Rio Grande do Sul – UFRGS e Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Em 1984, o Centro de Informática do MEC (CENINFOR) foi reestruturado para assumir a coordenação do projeto EDUCOM e recebeu a responsabilidade de implementá-lo, coordená-lo e supervisioná-lo. Assim o MEC assumiu a liderança nesta área, inclusive mantendo o respaldo financeiro necessário para sua operacionalização. Esse projeto sucumbiu devida ás dificuldades emergentes impostas pelos organismos governamentais em decorrência de transições governamentais. Só em 1996 ocorre nova tentativa de reestruturação e implementação do EDUCOM, não mais tendo as ações operacionalizadas mediadas por órgãos dos sistemas educacionais, mas sim pelas próprias universidades.
Foram construídos os CIED's - Centro de Informática na Educação, ambientes de aprendizagem informatizados, integrados por diversos profissionais, os quais tornariam centro de multiplicadores da tecnologia informática para as escolas públicas.
O fato de maior importância neste projeto é que foi adotada uma “metodologia de planejamento participativo na organização, realização e avaliação das experiências de informática na educação no Brasil”. Este fato fez com que representantes técnico-científicos, professores e equipes técnico-administrativas participassem do processo, dando-lhe uma abordagem interdisciplinar.
As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira. Deve-se observar que o EDUCOM é um projeto de pesquisa voltado para as escolas de 2º. Grau, e está interessado no desenvolvimento de novas metodologias de ensino, na promoção de uma aprendizagem mais ativa e significativa, numa educação básica de melhor qualidade.

Referência:
OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 13.ed. Campinas: Papirus, 2007.

6 comentários:

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  2. O Projeto EDUCOM foi importante para incluir na cultura nacional o uso de computadores na educação, principalmente nas escolas públicas brasileira, especificamente as escolas de 2º. Grau, objetivando novas metodologias com isso proporcionar uma aprendizagem mais ativa e significativa e numa educação básica de melhor qualidade.

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  3. O projeto Educon é de grande importância,pois foi o primeiro projeto a tratar da informática educacional,e uma das tarefas desse projeto é desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática, fazendo com que o aluno, aprenda com o uso da informática.
    ÉRIKA ROCHA E SILVA.

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  4. Educom é aplicada na área da infância da educação no país, como objetivo de implantar recurso da informática para melhor aprendizagem. É a partir de projetos educacionais para formar professores e implantar uma infra-estrutura para implantação de informática na escola priorizando a pesquisa sobre como utilizar a informática educativa nas escolas pública.
    GENI A. OLIVEIRA

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  5. O Projeto EDUCOM foi muito importante pois,só veio a contribuir com o desenvolvimento da educação implantando assim uma nova cultura nacional a do uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira.

    marcela da c.silva pereira

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  6. Alguém poderia me passar o arquivo desse projeto ?

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