Em 1989 foi criado o Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE) que visava "desenvolver a informática educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos".
A inclusão das ações do PRONINFE foi importante para viabilização de financiamentos de diferentes tipos de bolsas de estudos e outros benefícios decorrentes. A área de Informática Educativa passou então a ser um dos destaques do Programa de Capacitação de Recursos Humanos em áreas Estratégicas - RHAE, do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Em seu documento referencial, o PRONINFE fundamentava-se na necessidade de intensa colaboração entre as três esferas do poder público, onde os investimentos federais seriam canalizados, prioritariamente, para a criação de infra-estrutura de suporte em instituições federais, estaduais e municipais de educação, para a capacitação de recursos humanos e busca de autonomia científica e tecnológica para o setor. Seus objetivos e metas atendiam, também, aos preceitos constitucionais referentes à área de ciência e tecnologia, solicitando tratamento prioritário à pesquisa científica básica voltada ao bem-público e ao progresso da ciência na busca de soluções aos problemas brasileiros.
Seus objetivos, metas e estratégias vieram também a integrar o Plano Nacional de Educação, o Plano Plurianual de Investimentos, desdobrando-se, posteriormente, em metas e atividades de alguns planos estaduais e municipais de educação, na tentativa de assegurar a sua operacionalização junto às bases estaduais e municipais na esperança de maior fluência de recursos financeiros por parte das instituições governamentais.
Dentre suas ações prioritárias destacavam-se as atividades voltadas para capacitação de professores e técnicos dos diferentes sistemas de ensino, desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, implantação de centros de informática educativa, produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos. Pretendia-se, também, facilitar a aquisição de equipamentos computacionais por parte dos sistemas de educação pública, implantação de rede pública de comunicação de dados, incentivo à cursos de pós-graduação na área, bem como acompanhamento e avaliação do Programa.
CLAUDILENE LACERDA, ELIANE MIRANDA, FRANCISCA ALEANE, GERÊMIA RAMOS, MAYARA DA SILVA, ROGERIA SILVA, ROSINALVA DE CARVALHO.
Na época em que o PRONINFE, um Programa Nacional de Informática Educativa, no fim dos anos 80, vinha com o objetivo de capacitar professores e técnicos para também serem implantados centros de informática educativa, que foram espalhados em todo o país, onde eram utilizados e criados novos softwares educativos, além de utilização destes recursos tecnológicos na educação especial, o que veio contribuir bastante com o desenvolvimento deste público.
ResponderExcluirSabe-se que o PRONINFE funcionava por meio de centros de informática espalhados por todo o país. Esses centros contavam com apoio mútuo, divulgando e analisando projetos educacionais, seus objetivos e resultados. Ele também tinha como ponto forte a formação de professores dos três graus, bem como na área de educação especial e em nível de pós-graduação. Além disso, visava a pesquisa sobre a utilização da informática na educação, aproveitando a interatividade e a interconectividade que o computador possibilita. Apesar de dificuldades orçamentárias, gerou, em dez anos, uma cultura nacional de informática educativa centrada na realidade da escola pública. Ele constituiu o principal referencial das ações atualmente planejadas pelo MEC: correspondeu, praticamente a uma fase piloto que durou mais de uma década.
ResponderExcluirCriado em 1989, o PRONINFE Progrma Nacional de Informática Educativa, tinha como objetivo levar às escolas a informática como uma ferramenta educativa,através de centros de informática em todo o pais. Para que o mesmo fosse realizado era oferecida formação aos professores e técnicos de diferentes áreas da educação, e também nos cursos de pós-graduação e para a educação epecial. O PRONINFE também incentivava a pesquisa a cerca da utilização da tecnologia na educação como meio de facilitar a aprendizagem e possibilitar a todos o acesso aos benefícios que a informática pode proporcionar como um mundo de descobertas se bem aplicadas.
ResponderExcluirRosana Feitoza
O prninfe é o Programa Nacional de Informática na Educação, com o objetivo de desenvolver a informática educativa no Brasil através de atividades e projetos, apoiados em fundamentação pedagógica.
ResponderExcluirÉRIKA ROCHA E SILVA
o mundo passa por transformações em todos os setores da sociedade, a humanidade que segue os fundamentos do sistema capitalista cria novas necessidades e faz surgir um novo paradigma,que interage com os processos da gobalização dando um novo sentido à vida em sociedade, também a educação, na sua função básica, passa por processos de mudanças e adaptações, principalmente em questões tecnologicas, favorecendo o processo de construções de conhecimento, o programa proninfe é um incentivador da pesquisa favorecendo um melhor aprendizado por meio da tecnologia.
ResponderExcluirO mundo passa por transformações em todos os setores da sociedade, a humanidade que segue os fundamentos do sistema capitalista cria novas necessidades e faz surgir um novo paradigma,que interage com os processos da gobalização dando um novo sentido à vida em sociedade, também a educação, na sua função básica, passa por processos de mudanças e adaptações, principalmente em questões tecnologicas, favorecendo o processo de construções de conhecimento, o programa proninfe é um incentivador da pesquisa favorecendo um melhor aprendizado por meio da tecnologia.
ResponderExcluirROSINEIDE SILVA DIAS
O PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação)A sua finalidade era desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos.
ResponderExcluirMARIA LUZIA S. RODRIGUES
O PRONINFE (Progrma Nacional de Informática Educativa),foi criado em 1989 tinha como objetivo fazer com que os alunos possam utilizar estas ferramentas na escola e assim se adquarem ao uso das novas tecnologias para a obtenção de novos o do conhecimentos de um mundo novo e tecnologico.
ResponderExcluirmarcela da c. silva pereira
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVOCES ESTAO CERTOS sobre o PRONINFE QUE A INTEGRAÇÃO CIBERNETICA NA ENDUCAÇÃO, POR ISTO VAMOS NOS ENCONTRAR E DIALOGAR SOBRE O TEMA.
ResponderExcluir